Páginas

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Livros, brinquedos e doces para as crianças do bairro da Cidade de Deus.

Estamos nos reunindo para levar livros, brinquedos e doces para as crianças do bairro da Cidade de Deus. 



Quem tiver interesse em ajudar de alguma forma.. Faça contato! 




Recolheremos as doações na QUARTA E QUINTA -FEIRA NO CAT-JK/ CENTRO... ! 
E no sábado partiremos do CAT às 13 horas.


Contribua desde uma unica doação à divulgação do evento!


Iniciativa: 


Movimento Acorda Sete Lagoas- (http://www.facebook.com/groups/acordasetelagoas/)




segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Vida nova ao blog - II

Mais uma vez, este blog se encontra em um momento de redefinição.
O que nasceu como uma etapa de um projeto escolar e que depois ganhou "asas" e voou através da vida de estudantes da área ambiental, agora depois da escola parte para novos horizontes, novas escolas, estórias, contos, cidades, vida nova pra velha vida... É isso.
Durante esta semana, vou narrar o momento final de um grupo DE ESTUDANTES DE CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE, que também se trata do momento inicial de um grupo de TÉCNICOS EM MEIO AMBIENTE, simples assim. No papel principal desta semana de retrospectiva e despedida o TCC - Trabalho de Conclusão de Curso, que durante estes últimos seis meses permeou a nossa vida, além claro de nossas memórias de viagens, assuntos e planos... VAMOS!

Desde já deixo meu agradecimento e um MUITO OBRIGADO aos colegas: Allysson - Bruno - Crisnéia - Cibele - Débora - Ingrid - Ricardo - Rodrigo - Yasmin, aos demais que ficam pelo caminho e aos queridos mestres e amigos da escola SENET. Que deixaram de alguma forma a sua marca por aqui.
Valeu!!!  


sábado, 3 de dezembro de 2011

BEBÊS SOFREM AMEAÇAS DE MORTE!


(Queimadas Urbanas)
Um nenezinho dorme, no berço. De repente, um ser repugnante, sinistro, sujo, mal-cheiroso, nojento e maligno entra, silenciosamente, na casa, invade o quarto e se apodera do corpinho indefeso desse anjinho. Invade o seu corpo, se dissolve no sangue, se espalha, contamina tudo por dentro. Cenas de um filme de terror? Até poderia ser, mas, infelizmente, é o que vem ocorrendo na vida real, sempre que alguém faz uma queimada. Muitas pessoas queimam lixo, roupas, calçados, móveis velhos, sofás, papéis, plásticos, galhos, folhas, capim, pneus e tudo mais. A fumaça se espalha, entram nas casas, apartamentos, barracos, e todos respiram. Você já imaginou um nenezinho, de poucos dias de vida, respirando e respirando essa fumaça, que contém dezenas de substâncias tóxicas, venenos mortais que penetram no seu sangue? Responda: você acha isso justo? É humano? É correto? Isso é necessário? Você acha que é assim que nós devemos receber e tratar os bebezinhos? E as demais crianças? E os jovens, e os adultos? É assim que devemos tratar os avozinhos que, muitas vezes, já estão com algum problema de saúde e, também, vão respirar fumaça? E os doentes? E os transplantados?
Você já pensou no que poderá acontecer, horas depois da queimada, durante a madrugada? A mãezinha, aflita, precisando levar o nenê, correndo, para um atendimento médico de urgência, porque ele tem dificuldade de respirar? E se estiver chovendo? E se o atendimento demorar? E se, e se, e se....? Quantos imprevistos, quanto desespero! Certamente, você já soube de um caso parecido.  E pensar que nada disso deveria estar acontecendo. Bastaria responsabilidade e a colaboração de todos. Portanto, não seja você um dos responsáveis por esse filme de horror!
Qualquer um pode responder: o que é mais agradável, respirar ar de boa qualidade ou ficar sentindo cheiro de fumaça?
Milhões de pessoas no mundo, todos os anos, adoecem e morrem, por respirarem fumaça. A poluição do ar provoca muitas doenças (bronquite/asma; rinites; pneumonias; arritmias cardíacas; infartos; vários tipos de câncer; menor fertilidade), além de reduzir o tempo de vida.
No Distrito de Souzas (Campinas), no início de 2004, uma menininha, de apenas quatro meses, foi intoxicada pela fumaça das queimadas de um bota-fora e de um terreno, ambos repletos de capim, lixos e rejeitos. Há poucos anos, uma pessoa morreu, em Campinas, poucas horas depois de respirar a fumaça de uma queimada e ser levada, às pressas, para o hospital. Sofria de bronquite e foi sufocada pela fumaça. Assim como elas, quantas pessoas a fumaça já intoxicou e, até, matou?
A fumaça é o lixo em forma de gases e de partículas visíveis e invisíveis. FUMAÇA É LIXO, FUMAÇA É VENENO! Da mesma maneira que não permitimos que jogassem lixo dentro da caixa de água de nossas casas, não devemos permitir que  joguem  fumaça  em  nosso  AR.
É por tudo isso que fazer queimada e poluir é crime ambiental (Lei Federal 9605, artigo 54). Qualquer adulto pode ir à Delegacia e registrar um B.O. contra a pessoa ou empresa que faz queimadas indevidas, além de pedir providências às autoridades. Ninguém tem o direito de produzir e espalhar fumaça, para os outros respirarem.
Terrenos com mato devem ser roçados, nunca queimados. Quanto ao lixo doméstico, o lixeiro recolhe. Folhas podem ser enterradas ou ensacadas. Plásticos, papéis, pneus, além de outros materiais, são recicláveis.
Resumindo: Não jogue seu lixo e objetos em terrenos, ruas, córregos e outras áreas. Nunca queime nada. Converse com quem está queimando e o esclareça sobre os malefícios e a ilegalidade do ato de queimar. Se a pessoa voltar a queimar, registre um B.O., na Delegacia.
Preservar a natureza é preservar a vida. O ar é parte fundamental da natureza.
Portanto, queimar é agredir o meio ambiente, é ameaçar a saúde e a vida de todos os seres vivos. Quem queima espalha doenças e semeia a morte! Afinal, "Tudo que se faz para a Terra, se faz para os filhos da Terra" (Cacique Seattle).

QUALQUER FUMAÇA É UMA AMEAÇA DE MORTE!   QUEIMAR É CRIME!
         DIGA NÃO A TODAS AS QUEIMADAS!

FONTE: 
Ação voluntária contra queimadas urbanas.   
Para a saúde e o bem estar geral, passe adiante estas informações.  www.queimadasurbanas.bmd.br 
Um site a serviço do meio ambiente, da saúde e da vida! Acesse, tire cópias deste folheto, distribua, contribuindo para o bem estar de todos.    






Acontece comigo em 7Lagoas!
*Fotos do lote vago ao lado da minha casa. 


Em alguns belos dias o digníssimo dono do mesmo resolve praticar seu esporte preferido: queimadas. E aí adeus roupas lavadas (pois ele adivinha o dia que as roupas estão no varal), casa limpa, respiração tranquila...

Não tenho como expressar a indignação de todos que convivem com esta pratica: isso porque o sujeito, sai da sua casa para chamuscar o dia de outras pessoas, e intoxicar também; fora o medo de que o incêndio ganhe maiores proporções, como já ocorreu com o telhado da casa de cima! 
Vou, a partir de hoje tentar conversar... Mas não havendo resultado o negócio é partir para as vias legais, que é o mais provável e justo, já que muitos além de desconhecerem seus deveres, atropelam os direitos dos outros.