Páginas

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Olhos Verdes

Seguindo a trilha da grande exploração e disseminação de novas tecnologias, na qual a sociedade a nível global esta atrelada, chegamos ao ponto crucial onde nos deparamos com a necessidade de preservar o meio ambiente e nos atentarmos aquilo que utilizamos em nosso dia-a-dia.
É gritante o fato de que, quem desenvolver medidas que associem o desenvolvimento a uma forma de poupar a natureza, sairá na frente dos demais em aspectos econômicos e sociais. Gerando também uma economia para os governos e um grande beneficio social, dentre outros fatores.
A própria sociedade que visa o crescimento e vive em prol de um ciclo comercial em que cada um desempenha uma função que soma para um fator econômico geral, começa a enxergar suas ações por um prisma “verde”, onde fontes ou atividade poluidoras já estão descartadas e ignoradas, “selos verdes” também são indispensáveis para quem compra e principalmente para que vende.
Hoje já sofremos o ônus da voracidade econômica de pouco tempo atrás e mesmo por causa deles, hoje já se tornou regra que devemos diminuir ou cessar qualquer poluição ou degradação em qualquer aspecto e momento de nossa vida, desde nossa casa até as multi-nacionais espalhadas pelo globo. A sustentabilidade está na moda!


Texto dissertativo sobre o seguinte tema: “As indústrias possuem uma parte na responsabilidade com relação à poluição atmosférica. Algumas medidas promovem a redução da poluição, como a implantação e a utilização de tecnologias limpa no sistema produtivo. Já que as indústrias na atualidade necessitam de poluir menos e crescer mais.” Proposto pelo prof. Rodrigo (Controle da Poluição Atm.)

quarta-feira, 8 de junho de 2011

SEMANA DO MEIO AMBIENTE EM SETE LAGOAS - balanço!

Nada como ofertar a população uma aula, com pessoas capacitadas sobre questões ambientais e sobre outras coisas. Foi isso, nos dois dias em que foi promovida na cidade a semana do MEIO AMBIENTE, fomos brindados com palestras do mais alto calão, sendo o ápice no show que o palestrante Mário Werneck nos apresentou o tema “GESTÃO INTEGRADA DO TERRITÓRIO” que integra os objetivos de planejamento, intervenção, ocupação e desenvolvimento do território.

Com informações como: 12 torres de energia eólica geram energia suficiente para 10 mil pessoas e que 45% das cidades mineiras estão fora do PROJETO MINAS SEM LIXÃO

E perólas tipo: "Se Minas não tem mar, Azar é do mar..."

O palestrante soube como ninguém se expressar e comandar um público, foi show mesmo, seria o “Arnaldo Jabor minerim...”

Na segunda palestra da quinta-feira conhecemos como funciona uma unidade de conservação, exposta pelo Mario Lucio Oliveira, gerente do Monumento Natural Estadual Peter Lund em Cordisburgo/MG, que instigou entre outras coisas a visitarmos o belíssimo acervo natural do monumento.

Na segunda noite de palestras tivemos o Dr. Joaquim Martins da Silva Filho, que expôs sua vasta experiência, e debateu sobre algumas leis da legislação ambiental; e para finalizar uma explanação sobre IMPACTOS AMBIENTAIS NO CARSTE, por Monica Campolina Diniz, tema bastante recorrente em nossa cidade e que desperta a curiosidade e preocupação de todos por aqui.

Dentro outros, valeu também a participação do secretário de Meio Ambiente Coronel Sergio Luís Marques, que sem politicagem falou sobre temas polêmicos da cidade como: o Aterro Sanitário, a Lagoa da Chácara, construção da AmBev e todas as dificuldades que o cargo propõe.

Por fim, foi maravilhosa a iniciativa de um debate aberto sobre o MEIO AMBIENTE em Sete Lagoas, faltou apenas a atenção em massa da população, que por aqui deixa a desejar quando se trata de assuntos importante para nossa comunidade, mas vida que segue.. Espero que a iniciativa não seja única, pois o meio ambiente pede socorro durante o ano todo e precisa de atenção sempre!

[Memórias, não são só Memórias!] Barraginhas.

Construção de Barraginhas em Araçaí, 09/4/11


Construção de Barraginhas em Araçaí, 09/4/11


Alunos, Professores e o Mestre Luciano Cordoval.


AULA NA PRÁTICA

Não só aprender, mas viver e ver na prática aquilo que apenas se ouviu falar é fundamental para a formação de um profissional qualificado, mas principalmente um cidadão melhor.

E é isso. A barraginha carrega não só o solo com a fertilidade, mas também tem a capacidade de fertilizar toda população à sua volta e trás a sociedade um ângulo novo e mais prospero para se viver. Tudo isso, com atitudes simples e a união da comunidade beneficiada com quem sabe fazer.

Agradecer aqueles que nos propiciaram esta aula na prática seria muito pouco e ineficiente, cabe a nós aprendizes repassar e por em pratica todo aprendizado que nos foi ofertado. É isso que vale, e como valeu!


quarta-feira, 1 de junho de 2011

~SEMANA DO MEIO AMBIENTE EM 7 LAGOAS

Ciclo de Palestras:
Quinta 02/6 e Sexta 03/6 - 19h na Casa da Cultura (credenciamento a partir das 18h )

Programação ao Ar Livre:
Quinta 02/6 - Pça. Tiradentes Ônibus didático Proj. Manuelzão
DOMINGO 05/6 - dia de Lazer, Cultura e Ação Ambiental de 8h às 12h - Pq. da Boa Vista

PRESTIGIEM!