Páginas

segunda-feira, 4 de julho de 2011

ENQUANTO ISSO EM SETE LAGOAS..


"Querem" fechar escola com 36 crianças que dependem deste espaço, exatamente onde está inserido...

POR FALTA DE CAPACIDADE DE NOSSOS GOVERNANTES EM ESTRUTURÁ-LA E MANTE-LA.

O Mesmo descaso acontece com o posto de saúde vizinho.

Veja http://casarim.blogspot.com/2011/07/falta-interesse.html

VAMOS CONTRA!

Um comentário:

  1. Escola Municipal Professora América Cheles Fernandino
    Tudo começou em 1952...
    Quando o saudoso Sr. Manoel José Pires e Dona Cecília de Souza Pires, resolveram doar parte da Fazenda para a construção da Escola Municipal América Cheles, nome dado em homenagem a professora falecida na época, América Cheles Fernandino ...
    Foi feita na época uma pequena estrutura aonde crianças começaram a ler suas primeiras cartilhas... Com o tempo, perceberam que o Ribeirão que existia em frente transbordava em determinadas épocas do ano e dificultava a travessia dos alunos...Pediram então ao então prefeito da época, Dr. Afrânio Avelar, a mudança do prédio para depois do Ribeirão... O que foi concedido prontamente...De lá pra cá, está a 35 anos no mesmo local.
    Nos últimos dois anos, com o descaso e a falta de incentivo, a escola vem passando pelo seu pior momento em quase 60 anos de existência...Evasão de alunos e desinteresse público.
    No final do ano de 2010, houve até uma reunião na escola informando do seu fechamento, o atual prefeito Maroca, foi sensibilizado pela história de vida em prol da escola, e permitiu que a funcionasse mais este ano (2011)...Agora, no meio do ano... Ronda novamente o fantasma do desinteresse...aliás, o fantasma do interesse em fechá-la.
    Hoje, posso dizer: Tenho consciência que este é um problema mais de caráter político do que de caráter pedagógico... A socialização de uma criança é um processo vasto e complexo, depende, sobretudo, da qualidade das interações com o meio físico, social e simbólico que a rodeia, depende da vivência que estabelece com outras crianças, com os adultos e com seu espaço de referência .
    Um encontro que lhes permita construir-se como pessoa.. Aonde se constrói o caráter, que permita às crianças ser integradas numa comunidade, participando assim e também , na construção dessa comunidade.... Amar seu chão...Conhecer sua terra... Saber qual a melhor trilha... Até esta madura o suficiente, para alçar novos vôos...Baseado em que, retiram-se as crianças do seu local de origem em tão tenra idade???
    Porque é que se visa simplificar, através de frases feitas, um processo que está longe de ser um processo linear? “Porque tem poucos alunos vamos fechar”??? Não pode ser tão simples...
    Só a aceitação de que a solução de retirar as crianças das suas aldeias é sempre a melhor solução é que poderá explicar o silêncio ensurdecedor que se faz sentir sobre esta problemática.
    Lavar as mãos!!! Simples assim...
    Não! Tem que haver uma saída..
    Agradecemos o apoio!!!
    Bjos, Alê

    ResponderExcluir