Páginas

domingo, 30 de setembro de 2012

O voto consciente não é suficiente !


*Não, não se trata do refrão de um desses infames jinges que nos atormentam Sete Lagoas a fora.É apenas uma constatação, enquanto só ouvimos que importante o voto consciente. E só.


via internet
 Sobre a questão do voto nulo, vejo milhões de 'correntes' em torno desse assunto: VOTO NULO VOTO CONSCIENTE e etc. E o que me preocupa é a aversão que algumas pessoas tem a essa ideia de não concordância com o sistema eleitoral ou de simples incredulidade nos candidatos que temos à disposição.
Postura ao meu ver que se torna benéfica, uma vez que chama a atenção não só para a eleição, mas diretamente para a má qualidade daqueles que se dispõe a ser representantes da população.
Muito se diz que se trata de um desperdício e até mesmo, de certa cumplicidade de quem vota em branco ou nulo com os candidatos que estão à frente nas pesquisas.
Em suma, acho pertinente a mobilização e, como disse a colocação do tema na mesa é mais que importante e viável.
O lamentável é que as pessoas insistem em discutir o assunto superficialmente, uma vez que poderíamos sim discutir e disseminar a ideia de que com um voto consciente (mesmo que de forma nula) o problema da má administração pública não se resolve, muito antes pelo contrário: É AÍ QUE O PROBLEMA COMEÇA!

via internet

Em sua maior parte, os cidadãos exercem o poder,ou melhor dizendo, a obrigação de votar e contribuir para o processo eleitoral e só... não se preocupa com o desenvolvimento da administração e muitas vezes se manifesta reclamando de algum incomodo diretamente à sua rotina (buracos na rua, falta de água, transporte coletivo, saúde, etc) entre um ou outro comentário sobre a vida, mas reclama ao léu, sem nenhuma pretensão de resolver nem mesmo a situação que o incomoda e muito menos os outros problemas "que não são da sua conta".
E é vida que segue, na cegueira e passividade instaurada, num comodismo habituê, assim como o individualismo nosso de cada dia. 
Estamos centrados tanto em nossa vida, que nos esquecemos de cuidar realmente para que a própria vida se torne melhor.
E se olharmos bem, anulamos, não apenas o voto, mas nossas oportunidades e direitos, não só os nossos mas de toda uma comunidade que carece de nosso esforço contínuo... Não participar é além de um voto em branco, uma carta branca para que pessoas (muitas vezes) mal intencionadas ou despreparadas e que deveriam defender nossos interesses, mas que tem a liberdade de fazer uso da maquina pública a seu bel-prazer e sucumbir à interesses partidários ou de elites, que vão na contra-mão da real atividade que deveriam desempenhar.
E é isso. Contra o voto branco ou nulo, mas desempenhando um  papel de cidadão NULO, passando em branco pela cidadania. Ser eleitor não é suficiente, menos ainda o voto consciente. Devemos sim votar consciente que é apenas a escolha da equipe com quem trabalharemos durante os 4 anos seguintes. E não achar que cumpriu sua parte na história e cruzar os braços esperando que caia do céu ou da 'boa' vontade de alguém, as melhorias que precisamos.


via internet



terça-feira, 25 de setembro de 2012

IV FESTIVAL DE CULTURA REGIONAL EM LAGOA SANTA/MG

Seg, 24/set/12.

Segundo minha segunda, ainda existe esperança para um mundo lindo e feliz. Ou melhor, existe a possibilidade de ser feliz, simplesmente se permitindo.
Foi isso,  numa segunda-feira, após o expediente, ser agraciada ao contemplar um belo e lúdico show. 
Foi encantador ver o Lenine destilar toda aquela arte bastante peculiar, que nos transportou a uma cultura diferente e ao um mundo mais bonito.
(Via:  http://instagr.am/p/P-u8LLK8BE/)

(Foto nossa!)

Mas essa postagem não é só para compartilhar este momento singular que vivi, mas serve na verdade para compartilhar algo que ficou permeando meus pensamentos durante o tempo que estive por lá.
Algo que negativamente chama sempre minha atenção, quando ouço sobre festivais e eventos que são realizados em outras cidades, sejam elas menores, distantes, ou qualquer outra distinção que se possa fazer de Sete Lagoas. O que me intriga é o fato de que nestas cidades os EVENTOS CULTURAIS acontecem, atraem público e elevam a qualidade de vida na cidade em que são realizados. Tudo isso muitas vezes de forma gratuita ao público, além de oferecendo, horas impagáveis de lazer, oficinas de artes e impulsionando artistas locais e presenteando grandes artistas do país... enfim uma egrégia agradável, que muda pelo menos por uns dias a atmosfera do local onde é realizado.
Mas aqui nada. 
Muito pouco é feito pela cultura sete-lagoana. 
E o que é feito é por mãos de muito poucos que se doam na esperança que o cenário mude e que a população local tenha acesso a algo que é básico para todos. Temos na cidade um expoente que despontou na área artística nacional, o Zacarias, e que é praticamente esquecido, junto com sua brilhante história. Seria ele, um bom pretexto para a realização de um festival cultural em Sete Lagoas, onde o teatro, o circo e a música, por exemplo tomariam conta de nossas praças, ruas e lagoas... Assim como é muito bem realizado em Caetanópolis, o Festival Clara Nunes. E tantos outros por aí.
Não digo que seja simples, organizar um evento assim, mas que devemos brigar por isso e tentar construir algo sólido e duradouro e que possa virar marca da cidade. Essa necessidade e iniciativa pode e deve partir da população, que não pode se acomodar no acômodo característico de nossos representantes. Depende de todos a (boa) vontade e o trabalho para tal realização.

Fica a deixa e o desejo de que os bons ventos culturais soprem por aqui também !



(Foto: Divulgação)

1° MOVIMENTO LGBT DE SETE LAGOAS




Dom, 23/set/2012.

Mais uma prova que as coisas estão mudando em 7Lagoas. 
É notório que nesses últimos tempos grande mudanças evolutivas vem acontecendo por aqui.
Enfim, primeiro noticiou-se sobre um projeto que se esconde, digo tramita na câmara de vereadores, instituindo o "Dia do Orgulho Gay" aqui na cidade. Da mesma forma que pipocou a notícia, parece-me que o projeto pipocou também, ou seus autores pipocaram não sei... O fato é que o projeto literalmente sumiu: ninguém sabe e ninguém viu!
Também, sobre este motivo, as pessoas do mundo LGBTs começam a se organizar, em torno não só do projeto apenas, mas em prol de sua causa. Algo que vai além da abrupta e inexata iniciativa dos nossos vereadores, que de tão velada, soa-me falsa e oportunista e nada mais. O que realmente importa, não é a instituição de um 'dia' em si, mas o sim o que foi realizado no ultimo domingo, a livre oportunidade de expressão daqueles que por vezes tem seu direito cerceado e que não deram nem ouvidos nem importância ao descaso dos representantes e de parte da população, que em grande maioria e como de costume, não se engaja em uma causa que não é sua.
Sem falar claro, no preconceito ainda embutido em alguns olhares, mas contido, o que para mim já se trata de um 'avanço' ou um primeiro passo para a conscientização. Respeito é sem dúvida o mais importante e com a tolerância que ele trás abre o espaço necessário para o conhecimento.
E é isso, foi incrível ver os sete-lagoanos se expressarem, como são e sem medo da repressão do dia-a-dia! Muitos jovens, muitas família e todos felizes. Foi contagiante ver o clima de liberdade que rolava no ar.
Claro o evento em si, principalmente no que se trata da causa, tem muito que crescer e se consolidar, mas como disse no início, algo novo, que vai de encontro a uma série de tabus e 'olhares tortos', de uma sociedade que só agora se liberta de de velhos conceitos e velhas praticas, para assumir sua real condição de cidade grande e diversificada, que por isso deve garantir a possibilidade de que TODOS possam viver e conviver. 
E salve DIGNIDADE !



sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Legítimos!

Abaixo dois exemplos de liberdade, tanto de ação (grevistas), quanto de expressão (recado). 


Todos prejudicados e todos requerendo seus direitos e atendendo suas necessidades. Nada mais justo do que o poder de externar à todos que puderem ver, como nos sentimos ou o que está acontecendo dentro de nosso universo particular.

Ao lado do recado indignado, ainda caberia outro, com a seguinte observação: APESAR DISSO, RESPEITO E APOIO A SUA CAUSA ! De Cidadão para Cidadão.





Viva a liberdade !!!





*A Constituição Federal, em seu artigo 9º e a Lei nº 7.783/89 asseguram o direito de greve a todo trabalhador, competindo-lhe a oportunidade de exercê-lo sobre os interesses que devam por meio dele defender. (via http://www.guiatrabalhista.com.br/guia/greve.htm)

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Dia do Cerrado !


Características do Cerrado:
- Presença marcante de árvores de galhos tortuosos e de pequeno porte;- as raízes destes arbustos são profundas (propriedade para a busca de água em regiões profundas do solo, em épocas de seca);- as cascas destas árvores são duras e grossas;- as folhas são cobertas de pêlos;- presença de gramíneas e ciperáceas no estrado das árvores.O cerrado é uma vegetação típica de locais com as estações climáticas bem definidas (uma época bem chuvosa e outra seca) e regiões de solo de composição arenosa. 


Animais do Cerrado
As principais espécies de animais encontradas no Cerrado são: anta, cervo, onça-pintada, cachorro-vinagre, lobo-guará, lontra, tamanduá-bandeira, gambá, ariranha, gato-palheiro, veado-mateiro, cachorro-do-mato, macaco-prego, quati, queixada, porco-espinho, capivara, tapiti e preá.

Curiosidades: 
- Os principais arbustos encontrados no cerrado são: pau-santo, pequi e lixeira.- É comemorado em 11 de setembro o Dia do Cerrado.- O espaço ocupado pelo Cerrado equivale à soma das áreas da Espanha, França, Alemanha, Itália e Inglaterra.- O número de insetos na região do Cerrado é surpreendente: apenas na área do Distrito Federal, há 90 espécies de cupins, 1000 espécies de borboletas e 500 tipos diferentes de abelhas e vespas.O Cerrado, diferentemente da Amazônia, Mata Atlântica e Pantanal, não recebeu da Constituição Federal o status de "Patrimônio Nacional", tornando a conservação de sua biodiversidade uma tarefa mais difícil.- Cerca de 80% do carvão vegetal consumido no Brasil vem das árvores do Cerrado.- O Cerrado é uma região peculiar: associa uma rica biodiversidade a uma aparência árida decorrente dos solos pobres e ácidos e de contar com apenas duas estações climáticas - seca e chuvosa.- Apesar de ser um bioma pouco estudado, sabe-se que o Cerrado é uma das regiões de maior diversidade do planeta, com um grau de endemismo significativo.- Das 837 espécies de aves registradas no Cerrado, 759 se reproduzem na região e o restante são aves migratórias.- O Cerrado é considerado o “berço das águas”, ao abrigar as nascentes de importantes bacias hidrográficas da América do Sul: Platina, Amazônica e São Francisco.- A ocupação do Cerrado iniciou-se no século XVIII com a mineração, que se desenvolveu num rápido ciclo de exploração intensiva.


segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Genial? Não. Coerente !


Excelente ideia, não fez como os demais, inovou, não atrapalhou o fluxo de pedestres com cavaletes, além da sustentabilidade, uma campanha totalmente renovável e sustentável. 

Candidato de Ponta Grossa/PR, inovou na campanha! 
Via: https://www.facebook.com/photo.php?fbid=261264697326808&set=a.107236176062995.7345.106307742822505&type=1&theater