Páginas

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Projeto GRS







Descarte de BATERIAS de celular e PILHAS em Sete Lagoas.




Pilhas e baterias contêm metais pesados, como zinco, chumbo, manganês, cádmio e mercúrio, além de substâncias perigosas como cloreto de amônia e negro de acetileno.
Na natureza, uma pilha pode levar séculos para se decompor. Os metais pesados, porém, nunca se degradam. Em contato com a umidade, água, calor ou outras substâncias químicas, os componentes tóxicos vazam e contaminam tudo por onde passam: solo, água, plantas e animais.
Com as chuvas, penetram no solo e chegam às águas subterrâneas, atingindo córregos e riachos. A água contaminada acaba atingindo a cadeia alimentar humana por meio da irrigação agrícola ou do consumo direto.
Os metais pesados possuem alto poder de disseminação e uma capacidade surpreendente de acumular-se no corpo humano e em todos os organismos vivos, os quais são incapazes de metabolizá-los ou eliminá-los, o que traz sérios danos à saúde.
Mesmo quando existe um consenso e até mesmo leis sobre um determinado tema, neste caso o descarte de pilhas e baterias no meio ambiente, é difícil que a iniciativa de uma pratica adequada, seja adotada pela população, governos e setor privado.
Mas podemos constatar que é bastante simples retirar algo tão nocivo ao meio ambiente e torná-lo renovável.
Projetos de conscientização e educação são válidos, mas não resolvem se cada um não desenvolvê-lo primeiramente em si e consequentemente contagiando aos outros. Pode não ser fácil mas é bem mais simples do que parece.




Como é feita a reciclagem
As pilhas e baterias são desencapadas e seus metais queimados em fornos industriais de alta temperatura, dotados de filtros que impedem a emissão de gases poluentes.
Nesse processo são obtidos sais e óxidos metálicos, que são utilizados na indústria de refratários, vidros, tintas, cerâmicas e química em geral, sem riscos às pessoas e ao ambiente.
Reciclagem de baterias de chumbo ácido
Muitas lojas e distribuidores de baterias automotivas recolhem essas baterias inutilizadas (que são também usadas em no-breaks, sistemas de iluminação de emergência e alguns tipos de alarme), para reciclagem e alguns até pagam algo por isso.
Os fabricantes de baterias podem lhe informar qual o qual a loja/ distribuidora na sua cidade que recolhe essas baterias para reciclagem. Eles recolhem inclusive baterias de outros fabricantes.

Allysson – Bruna – Débora - Yasmin






Um comentário: