Páginas

terça-feira, 19 de junho de 2012

Entre mortos e feridos, vetaram todos!



Enfim, sai na tarde bela de terça a tão esperada confirmação do VETO, dado pelo prefeito e confirmado pelos nobres edis em reunião extraordinária semanal (?) 

PRESSÃO. Faz diferença. A comunidade politica (povo) é a diferença. E ecoou, tanto que após 15 dias, sua vontade foi estritamente respeitada, à risca. Até mesmo por aqueles que estavam andando (e mandando beijos irônicos) para ela. A vontade da população, foi exposta e se fez soberana! 
Eu como muitos comprometidos em uma terça-feira, 15h da tarde; não compareci hoje, mas já garanti minha presença muito antes. E sim, já garantimos todos, a presença abstrata, e provavelmente permanente da comunidade sete-lagoana, na câmara e na consciência de cada vereador daquela casa.

MORTOS E FERIDOS. 
Mas NÃO me iludo. A participação popular, antes: usurpada, durante: tolerada e após: exaltada, compromete a minha concepção do que realmente querem que a maioria acredite. Algumas desistências e outras insistências políticas nessa cidade assustam, E caminhamos para mais uma eleição, talvez nunca antes (rs!) com tamanha consciência, do povo quanto ao poder de votar e a obrigação de votar consciente; e consciência dos políticos de que o coronelismo, antes impetrado nessa cidade, esta tomando o caminho da roça, literalmente, não cabe mais por aqui.

Mais uma vez digo: Não vamos nos iludir, tudo "foi e voltou" muito rápido, e com a questão da APA, surgi inúmeros outros contrapontos polêmicos que orbitam sobre importantes interesses e (principalmente) interessados, que ao meu ver não medem esforços para aparecerem diante do grande público. 
Sim, nós eleitores podemos até ocupar o lugar de expectadores, e observar; e decidir quem aplaudir, para que o 'show' possa continuar. Mas um show democrático e que atenda TODAS as nossas necessidades.

Mas no fim, o que vale mesmo é que o objetivo (parcial) foi alcançado e que a semente da participação popular plantada dias atrás após a tórrida votação e antecedendo a audiência do dia 6, não vingou como também já deu seu primeiro fruto. E que vigore mais, e seja plenamente preservada sua essência!

Por mais, vale acompanhar as notícias do dia de hoje, muitos garantem que é coso de nos preocupar em reparar que representantes temos na câmara de vereadores, e se os mesmos merecem ali estar ou ali permanecer...

E por hoje é só... SÓ a 1ª vitória de mais uma batalha!

Designer - Matheus Cunha (A7L)

sábado, 9 de junho de 2012

Burgomestre

Lenda urbana sete-lagoana 
Cordel e fábula

Nos últimos tempos, paira sobre nós um espírito. 
Na boca de muitos é citado, não falta ocasião.
Às vezes por alguns é até aclamado, 
por muitos outros não.

Mas sempre evocado, 
quando o assunto pra cidade é questão.
A maioria nunca viu.
Eu posso provar que existe, 
confesso...  já vi. 
UMA única vez e só!

Quê seria essa criatura de tamanha importância?
Quem consegue adivinhá?
Assombra, assusta, abomina... as terras de cá!
Também pode ser coisa de padre, que ousou praguejar.


Na verdade é o fruto do povo,
do povo que vota e só.
De quem sabe reclamar.
Criam a lenda e alimentam
a história que poderia ser grega, tragédia maior não há.

Órfãos de toda assistência,
de quem representa, sem se apresentar.
Outro dia, grande surpresa, vejo na televisão
falando de futebol, mostrando também ser humano
a lenda de então.

Mas pode ser mais frequente,
sua aparição.
Queremos ver frente a frente
Burgomestre e cidadão!

quinta-feira, 7 de junho de 2012

ACORDOU...

            

Sempre quando via ou estudava sobre as grandes mobilizações e revoluções mundo à fora através do tempo, parava um instante para sonhar que isso acontecesse comigo também, na minha cidade. Afinal nunca se perde a necessidade de bradar por uma causa e ainda não conquistamos, apesar de tudo, representantes dignos de nossa confiança e admiração. Muito antes pelo contrário, o que temos é a necessidade de "pega-los pela mão" e mostrar como queremos e o que queremos.

            Enfim, tudo começou devagar, há um ano e meio demos o primeiro passo, a olhares incrédulos e displicentes, caminhamos crescendo, aprendendo e fazendo muita coisa, daquelas que antes eu sonhava. Mas de certo, nunca antes caminhamos "tão acompanhados" como ontem. Dia que seria de apresentação do Projeto de APA para a SERRA de SANTA HELENA, mas que na verdade se transformou em uma GRANDE CELEBRAÇÃO de CIDADANIA, do ressurgimento de cidadania sete-lagoana.
            
           
Como explicar? Talvez não seja possível, com palavras. Apesar das inúmeras que ouvi e li, depois de tudo. Mas o que muito traduzia todo sentimento de cada um que ali estava, eram os olhos: muitos marejados, firmes. Mas que brilhavam e resplandeciam o espirito esperançoso de cada um.



        
  Essência. Surgiu essa palavra, acompanhadas de muitas outras na ótima fala da Alessandra, com sua voz emocionada, sintetizou a noite. A importância da mobilização de ambientalistas, militantes, técnicos, sociedade para governar uma cidade. Essência. Todos temos dentro de nós. É a força e a vontade de mudar. É o não aceitar as coisas como estão. Essência. Que estava guardada dentro de nós e que transbordou e transcendeu em uma Egrégora que fica, sem dúvida nenhuma, para a história de Sete Lagoas.   


          
        

E o que falar das MANIFESTAÇÕES CULTURAIS? Inexplicáveis!!! Paulinho do Boi e seus pupilos e os outros artistas que não pude identificar, emocionaram a todos os presentes. Reforçando que "A gente não quer só comida. A gente quer comida, diversão e ARTE!"



          No mais, eu que antes sonhava, me junto a todos que ACORDAM. Foi só o começo, a celebração da vontade de mudança que se intensifica em cada sete-lagoano. Que sente, mais do que nunca o poder que tem em mãos...

         Um abraço de coração, aos meus irmãos do MOVIMENTO ACORDA SETE LAGOAS, que ousam lutar SEMPRE; aos amigos; aos mestres Gustavo Ganzarolli, Ramon Lamar e em especial à sete-lagoana (!) Alessandra Casarim, pelo nobre exercício de ensinar, não se limitando à sala de aula, ou a matéria didática. Nos ensinam a vida de forma literal. Tenho certeza que seus ensinamentos ficarão para sempre na memória e no coração de cada aprendiz; e abraço também para a SEMMA e para todos que se propuseram a debater o tema, alguns tentando se promover, é claro. 
Mas que no fim, propiciam a ampla da discussão.






QUE SETE LAGOAS SIGA NESSE SENTIDO. 
E QUE FAÇAMOS A MUDANÇA DE CONDUTA, DAQUELES QUE NÃO NOS REPRESENTAM DA FORMA QUE QUEREMOS!


"População Calada. Cidade Parada!

 #vamos




terça-feira, 5 de junho de 2012

Feliz dia do MEIO AMBIENTE


A DATA É HOJE. MAS O PRESENTE VEM AMANHÃ! (não é sete-lagoanos?)


É AMANHÃ dia 06/06 - 18H - na Casa da Cultura. 


Estaremos juntos na  AUDIÊNCIA DE REGULAMENTAÇÃO 


DA APA DA SERRA DE SANTA HELENA. 


Vamos mostrar nossas caras e nos vestir de VERDE em um 


momento que será histórico para nossa cidade. 


A sua presença é muito importante! Vamos juntos!


 #AcordaSeteLagoas