Sempre quando via ou estudava sobre as grandes mobilizações e revoluções mundo à fora através do tempo, parava um instante para sonhar que isso acontecesse comigo também, na minha cidade. Afinal nunca se perde a necessidade de bradar por uma causa e ainda não conquistamos, apesar de tudo, representantes dignos de nossa confiança e admiração. Muito antes pelo contrário, o que temos é a necessidade de "pega-los pela mão" e mostrar como queremos e o que queremos.
Enfim, tudo começou devagar, há um ano e meio demos o primeiro passo, a olhares incrédulos e displicentes, caminhamos crescendo, aprendendo e fazendo muita coisa, daquelas que antes eu sonhava. Mas de certo, nunca antes caminhamos "tão acompanhados" como ontem. Dia que seria de apresentação do Projeto de APA para a SERRA de SANTA HELENA, mas que na verdade se transformou em uma GRANDE CELEBRAÇÃO de CIDADANIA, do ressurgimento de cidadania sete-lagoana.
Como explicar? Talvez não seja possível, com palavras. Apesar das inúmeras que ouvi e li, depois de tudo. Mas o que muito traduzia todo sentimento de cada um que ali estava, eram os olhos: muitos marejados, firmes. Mas que brilhavam e resplandeciam o espirito esperançoso de cada um.
Essência. Surgiu essa palavra, acompanhadas de muitas outras na ótima fala da Alessandra, com sua voz emocionada, sintetizou a noite. A importância da mobilização de ambientalistas, militantes, técnicos, sociedade para governar uma cidade. Essência. Todos temos dentro de nós. É a força e a vontade de mudar. É o não aceitar as coisas como estão. Essência. Que estava guardada dentro de nós e que transbordou e transcendeu em uma Egrégora que fica, sem dúvida nenhuma, para a história de Sete Lagoas.
E o que falar das MANIFESTAÇÕES CULTURAIS? Inexplicáveis!!! Paulinho do Boi e seus pupilos e os outros artistas que não pude identificar, emocionaram a todos os presentes. Reforçando que "A gente não quer só comida. A gente quer comida, diversão e ARTE!"
No mais, eu que antes sonhava, me junto a todos que ACORDAM. Foi só o começo, a celebração da vontade de mudança que se intensifica em cada sete-lagoano. Que sente, mais do que nunca o poder que tem em mãos...
Um abraço de coração, aos meus irmãos do MOVIMENTO ACORDA SETE LAGOAS, que ousam lutar SEMPRE; aos amigos; aos mestres Gustavo Ganzarolli, Ramon Lamar e em especial à sete-lagoana (!) Alessandra Casarim, pelo nobre exercício de ensinar, não se limitando à sala de aula, ou a matéria didática. Nos ensinam a vida de forma literal. Tenho certeza que seus ensinamentos ficarão para sempre na memória e no coração de cada aprendiz; e abraço também para a SEMMA e para todos que se propuseram a debater o tema, alguns tentando se promover, é claro.
Mas que no fim, propiciam a ampla da discussão.
QUE SETE LAGOAS SIGA NESSE SENTIDO.
E QUE FAÇAMOS A MUDANÇA DE CONDUTA, DAQUELES QUE NÃO NOS REPRESENTAM DA FORMA QUE QUEREMOS!
"População Calada. Cidade Parada!
#vamos
Parabéns pelo texto, parabéns por tudo...
ResponderExcluirLindo Bruna!!!
ResponderExcluirVocê nos emociona mais uma vez...
Sete Lagoas acordou, e o despertar foi pela nossa serra, pela qualidade de vida... parabéns!!! E que os próximos governantes se lembrem da vontada e do anceio dessa nova geração... Politizada e ativa.
ResponderExcluirSilvio
ADESA