Páginas

terça-feira, 19 de junho de 2012

Entre mortos e feridos, vetaram todos!



Enfim, sai na tarde bela de terça a tão esperada confirmação do VETO, dado pelo prefeito e confirmado pelos nobres edis em reunião extraordinária semanal (?) 

PRESSÃO. Faz diferença. A comunidade politica (povo) é a diferença. E ecoou, tanto que após 15 dias, sua vontade foi estritamente respeitada, à risca. Até mesmo por aqueles que estavam andando (e mandando beijos irônicos) para ela. A vontade da população, foi exposta e se fez soberana! 
Eu como muitos comprometidos em uma terça-feira, 15h da tarde; não compareci hoje, mas já garanti minha presença muito antes. E sim, já garantimos todos, a presença abstrata, e provavelmente permanente da comunidade sete-lagoana, na câmara e na consciência de cada vereador daquela casa.

MORTOS E FERIDOS. 
Mas NÃO me iludo. A participação popular, antes: usurpada, durante: tolerada e após: exaltada, compromete a minha concepção do que realmente querem que a maioria acredite. Algumas desistências e outras insistências políticas nessa cidade assustam, E caminhamos para mais uma eleição, talvez nunca antes (rs!) com tamanha consciência, do povo quanto ao poder de votar e a obrigação de votar consciente; e consciência dos políticos de que o coronelismo, antes impetrado nessa cidade, esta tomando o caminho da roça, literalmente, não cabe mais por aqui.

Mais uma vez digo: Não vamos nos iludir, tudo "foi e voltou" muito rápido, e com a questão da APA, surgi inúmeros outros contrapontos polêmicos que orbitam sobre importantes interesses e (principalmente) interessados, que ao meu ver não medem esforços para aparecerem diante do grande público. 
Sim, nós eleitores podemos até ocupar o lugar de expectadores, e observar; e decidir quem aplaudir, para que o 'show' possa continuar. Mas um show democrático e que atenda TODAS as nossas necessidades.

Mas no fim, o que vale mesmo é que o objetivo (parcial) foi alcançado e que a semente da participação popular plantada dias atrás após a tórrida votação e antecedendo a audiência do dia 6, não vingou como também já deu seu primeiro fruto. E que vigore mais, e seja plenamente preservada sua essência!

Por mais, vale acompanhar as notícias do dia de hoje, muitos garantem que é coso de nos preocupar em reparar que representantes temos na câmara de vereadores, e se os mesmos merecem ali estar ou ali permanecer...

E por hoje é só... SÓ a 1ª vitória de mais uma batalha!

Designer - Matheus Cunha (A7L)

Um comentário:

  1. Ainda falta um veto. Foi vetado só o projeto 51, ainda falta o veto do projeto 10. Lembrem-se que foram dois projetos-relâmpago aprovados. Um modifica a área da APA e o outro o zoneamento urbano.

    ResponderExcluir