Páginas

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Falácias (nossas) de cada dia.


'' Guarani Kaiowá é o c... Meu nome agora é Enéas p...'' (via Walter Navarro) 

Disponível em http://www.otempo.com.br/otempo/colunas/?IdColunaEdicao=20331, acesso 13/11/12 19h06min

     Bem assim é o título da matéria publicada no 'O TEMPO' onde o colunista Walter Navarro expõe a sua opinião (polêmica) e mostra que de índios e da importância deles ele não entende NADA! 
Mas, que das mídias de comunicação entende muito bem e soube definir claramente a onda que avança sobre os usuários. E que logo passa.
     Não concordo com essa técnica do comentarista de sair atacando, com comentários maliciosos e maldosos quem quer que seja, mas sim, ficou até chato ver como as pessoas que nem sequer sabem a localização da tribo Guarani Kaiowá no mapa do Brasil (e tem gente que nem sabe identificar tal mapa!) se 'pintar' de engajado, sem o menor conhecimento da causa. E o que é pior e até constrangedor é ver essa 'moda' passar e saber que o problema dos índios está piorando a cada dia mais.
     Porque o tempo em que o sobrenome esteve aderido, não é o suficiente para controlar a ferocidade econômica que se vai sobre os domínios indígenas  últimas fontes de riquezas; essas terras, que estamos 'descobrindo' (invadindo) até hoje.
     Sou mais que a favor da utilização das mídias para protesto e para a profusão da informação, mas acho que já podemos transpor esse patamar e alcançar a alcunha de protestos físicos, de novas formas de protestos (como: grupos de discussão e informação). Pois o ambiente virtual é tão amplo, quanto abstrato e nem todos tem acesso, e os que têm não tem consciência ou ciência da arma que tem em mãos.



via Facebook

     A imagem acima me levou a escrever esse post, pra tratar não somente de defender os índios, nem apenas atacar o escritor; na verdade ela retrata a superficialidade da informação e como já disse, em partes o autor tem razão, e não só porque é 'chato' como ele disse; e sim porque são superficiais, poucos que compartilham a imagem pararam para ler a tal matéria e menos ainda dos que não compartilharam.
     Infelizmente, nosso 'STATUS' ou nosso 'PERFIL' não conta muito quando se trata das tomadas de decisão sobre o que realmente importa. 
     Não adianta compartilhar a imagem criticando o colunista, sem sequer refletir sobre o que ele escreve. Precisamos sim, da atenção, do conhecimento, mas principalmente da AÇÃO. Essa sim faz a diferença e conta muito e principalmente pressiona aqueles que desacreditam na real força da população, toda mobilizada e por todas as causas.

   
 Sem entender que a superficialidade dele, reflete também a nossa. 
E sem se lembrar que no Brasil, índios somos TODOS NÓS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário