Páginas

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Meu Inquilino Bem-te-vi


Construiram seu belo e ousado ninho na Sibipiruna (Caesalpinia peltophoroides) na porta da minha casa e estão criando sua família! Coisa mais linda, alegram nossos dias!!!
E alguns ainda sugerem que cortemos a árvore. Mas se as pessoas não sabem valoriza-las, pelo menos os animais sabem muito bem! É o que VALE.




(Fotos: Bruna Regina Estevis)


Detalhar som
Classificação Científica

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
SubOrdem: Tyranni
Parvordem: Tyrannida
Superfamília: Tyrannoidea

 Vigors, 1825
Família: Tyrannidae

 Vigors, 1825
Subfamília: Tyranninae

 Vigors, 1825
Espécie: P. sulphuratus
Nome Científico
Pitangus sulphuratus
(Linnaeus, 1766)
Nome em Inglês
Great Kiskadee

Estado de Conservação 





O bem-te-vi é uma ave passeriforme da família dos tiranídeos. Conhecido também como bem-te-vi-de-coroa e bem-te-vi-verdadeiro, é provavelmente o pássaro mais popular de nosso país, podendo ser encontrado em cidades, matas, árvores à beira d'água, plantações e pastagens. Em regiões densamente florestadas habita margens e praias de rios.
É também muito popular nos outros países onde ocorre, recebendo nomes onomatopéicos em várias línguas como kiskadee em inglês, qu´est ce em francês (Guiana) e bichofêo em espanhol (Argentina).
Dentre as várias canções populares, uma se destaca em referência ao bem-te-vi, chama-se Jardim da Fantasia, letra e música de Paulinho Pedra Azul:
Bem te vi
Bem te vi
Andar por um jardim em flor
Chamando os bichos de amor
Sua boca pingava mel.
Há ainda uma historia que diz que o Bem-te-vi seria a ave odiada por Deus, que diz que quando Jesus se escondia dos soldados que queria matá-lo, o bem-te-vi viu Jesus escondido e começou a cantar: “bem te vi, bem te vi, bem te vi, então os soldados prenderam Jesus graças ao pássaro que “falou que viu Jesus escondido”. Claro que se trata de uma historia imaginaria, mais não deixa de ser interessante.

Distribuição Geográfica


Um comentário: